Beringela recheada com lentilhas acompanhada com Arroz de rama de cenoura

Beringela recheada com lentilhas acompanhada com Arroz de rama de cenoura




Ingredientes

1 Beringela
1 Cebola
2 Dentes de alho
1 cenoura
1 chávena de lentilhas
2 colheres ( sopa ) azeite
1 colher ( chá ) cominhos em pó
2 colheres ( sopa ) de polpa de tomate
1/2 copo de vinho branco
1/2 colher ( chá) de canela  ( facultativo, adiciono porque retira um pouco a acidez do tomate  e não se nota o seu sabor ou aroma ) 
sal e pimenta q.b.


 No dia anterior ou umas duas horas antes, demolhar as lentilhas. 
Colocar as mesmas ao lume numa panela e deixar cozer por uns 30 minutos.  ( sem sal ) 
Num tacho refogar ligeiramente a cebola e os dentes de alho picados e a polpa de tomate. Enquanto isso,  Lavar a beringela e cortar ao meio, retirar a polpa, deixando cerca de 1 cm junto á casca, temperar com sal e pimenta, virar para baixo sobre um papel absorvente , afim de não oxidar muito.  
Cortar em cubinhos a polpa da beringela e a cenoura,  juntar ao refogado,  deixar uns 5 minutos  a cozinhar e juntar as lentilhas cozidas e escorridas. refrescar com o vinho branco, após ferver um pouco,  temperar com os restantes condimentos e deixar cozinhar por uns dez minutos.
Rechear a beringela e levar ao formo por uns 30 minutos até a mesma assar. 

PS. Outra opção é, ao invés de rechear a beringela, incluí-la no recheio cortada em cubos, e seguir todos os outros passos. obtém -se um estufado saboroso que pode ser acompanhado com o que desejar.

Eu acompanhei esta beringela recheada com um arroz que, creio, não será muito bem recebido... Arroz de rama de cenoura. 

Há um bom tempo assisti a um programa do Dr. Oz, dedicado aos "desperdícios" alimentares. entres eles, estava a rama de cenoura. Fui pesquisar e descobri diversas receitas com a mesma. já experimentei algumas (dando sempre o meu toque pessoal ) e aprovo. 
Hoje fiz o arroz a partilho convosco a receita. 

Arroz de rama de cenoura

A rama das cenouras contém vitaminas e minerais como cálcio, zinco, ferro, magnésio, betacaroteno, vitamina K, clorofila e fibras.


Ingredientes

1 chávena de arroz
3 de água
sal
pimenta
azeite
rama de cenoura ( a quantidade que desejar ) 
1 cebola roxa ou branca
1 dente de alho

Refogar ligeiramente em azeite, a cebola  e o alho, juntar o arroz mexendo sempre até ficar translúcido, juntar a rama ( bem lavada e cortada grosseiramente ) e juntar a água a ferver, temperar com sal e deixar cozinhar.

Por vezes, adiciono cenoura ralada, não foi o caso de hoje. 
Utilizei um arroz que comprei em Espanha, ( deve haver no Celeiro ) que é uma mistura de três tipos de arroz; _  arroz vermelho, arroz vaporizado e arroz  selvagem.

 Este tipo de arroz leva mais tempo de cozedura (  cerca de15 m)    e como o desejava malandrinho adicionei mais água, logo  se utilizarem arroz normal e o desejarem mais seco,  juntem duas porções de água para uma de arroz.

Sem comentários:

Enviar um comentário