Papas de Aveia com Frutos Secos e Canela

Papas de Aveia 



Ingredientes



1 chávena de flocos de aveia integral

2 chávenas de leite de soja ( ou  outro, ou até mesmo água ) 
1 colher ( sopa) de passas
6 avelãs1 noz
1 colher ( chá) de sementes de linhaça dourada ) 
canela q.b.

De véspera, colocar a aveia de molho no leite escolhido ( ou água ) . 
De manhã, juntar as passas e levar ao micro ondas por uns cinco minutos ( dependendo da potencia do mesmo ) afim de cozinhar a aveia. 
Retira-se  do micro-ondas e junta-se  a linhaça, as avelãs e a noz, (  eu trituro tudo junto,  um pouco, uma vez que as sementes de linhaça teêm de ser consumidas trituradas, se possivel na hora ...)  polvilha-se com canela em pó. 

Curiosidades

 A simples pratica de deixar a aveia previamente demolhada  ( processo de lacto-fermentação)  possui maiores benefícios e a sua assimilação pelo organismo é mais  facilitada.
Uma rápida pesquisa sobre nutrição, ensinou-me que uma dieta muito rica em grãos integrais não fermentados, pode levar a uma série de deficiências de minerais no organismo, além de, a longo prazo,  poder causar o síndrome de intestino irritável, entre outros efeitos colaterais.  Assim sendo, o processo de lacto-fermentação, não só evita estes problemas como, permite que enzimas e outras substancias quebrem e neutralizem o ácido fítico, aumentando a assimilação de vitaminas presentes em especial, as do complexo B.
A digestão é também facilitada, pois durante o processo de molho ou fermentação, o glutén e outras proteínas de difícil digestão,  são parcialmente quebradas em componentes mais fáceis de digerir pelo nosso organismo.


Aveia 

aveia é considerada pelos nutricionistas um cereal muito nutritivo, por possuir cálcioferroproteínas, além de vitaminascarboidratos e fibras. A aveia está em evidência actualmente pelo alto poder benéfico da sua fibra solúvel, que está relacionada a um bom funcionamento intestinal, à diminuição do colesterol total e LDL-colesterol, e sua manutenção de níveis adequados.

Existem estudos que sugerem que o consumo de aveia em diferentes quantidades está associado ao controle da glicemia (açúcar no sangue)

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