Empadão de Soja com Puré de Mandioca


Ingredientes.

1 mandioca
1 chávena  de granulado de soja
1 cebola
1 dente de alho
1 tomate
1 colher ( sopa ) polpa de tomate
1/2 copo de vinho branco
azeite
sal e pimenta e noz moscada
1 pacote de creme vegetal ( soja aveia, arroz ) ou de natas
Queijo ralado



Refogar a cebola e o alho picados em azeite, juntar o tomate ,limpo de pele,  cortado em cubinhos e a polpa de tomate, juntar o vinho branco deixar reduzir um pouco e juntar o granulado de soja, temperar com sal e pimenta e deixar cozinhar. Deve ficar bem apurado e quase sem molho.

Puré de mandioca.

Cozer a mandioca , depois de descascada e de ter retirado o veio central da mesma, em água e sal.
Depois de cozida, esmagar com um grafo. Aqui tem duas opções, ou simplesmente esmaga com um garfo até obter uma textura desejada ( eu particularmente gosto de encontrar alguns pedacinhos de mandioca ) ou, após esmagar com o garfo ( afim de facilitar o processo  seguinte) deduz a mesma a puré, com um "passe-vite" ou outro  "instrumento que dê para o mesmo  efeito. Não o faça com a varinha magica, pois o puré fica com uma textura "forte e elástica" e pode danificar a varinha magica.
Após a redução da mandioca, junte as natas ou o creme de sua preferência, mexa bem, tempere com  pimenta e noz moscada.

Num tabuleiro disponha metade do puré, depois  o preparado de soja e por fim o restante puré. Finalize com queijo ralado e leve ao forno a gratinar .

Pode fazer esta mesma receita usando puré de batata normal, ou de batata doce... todas as versões são saborosas apenas diferem nos nutrientes de cada tubérculo ou raiz ( mandioca )

Propriedades e benefícios da mandioca :

Um alimento barato e considerado pela  Organização das Nações Unidas, o alimento do séc. XXI .
Excelente na alimentação de quem pratica desporto, uma vez que a mesma possui dois tipos de  carboidratos; a  amilopectina e a amilose,  diminuem os picos de açúcar no sangue e fornece energia.
Isenta de glúten e fonte de fibras, rica em vitaminas A, B 1, B2 e C,  Apesar de ser muito mais calórica  que a batata,  não  deve ser retirada da ementa, mesmo por quem  se preocupa com o peso. Uma vez que a  composição da mesma,  causa um efeito de saciedade,  logo ao contrário de outras fontes de carboidratros ela não gera picos glicémicos, sendo aconselhada em todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário