Bolo de Beterraba e chocolate


Ingredientes:

200 g de beterraba crua e ralada.
100 g de açúcar ( de preferência mascavado, mas pode ser qualquer outro )
75 g de margarina vegetal ( usei de soja )
4 ovos
raspa de uma laranja
75 g de chocolate negro ( tablete )
100 g de miolo de amêndoa moído
100 g de farinha ( integral ou outra )
1 colher de chá de fermento em pó

Preparação :

Untar a forma com margarina e polvilhar com farinha.
Ligar o forno a 180 g
Descascar e ralar a beterraba.
Numa tigela juntar o açúcar e a margarina ( à temperatura ambiente ) e bater até obter um creme homogéneo. juntar depois os ovos inteiros , um  um batendo sempre ,  a raspa de laranja, o chocolate previamente derretido em banho maria ou micro ondas ( mas cuidado para não o deixar muito tempo no micro.ondas. ) Mexer bem, juntar a farinha e o fermento em pó, ambos peneirados e a amêndoa. Bater bem e por fim adicionar a beterraba.  Envolver e levar ao forno por uns 20 minutos.

Este bolo é delicioso e mesmo para quem não lhe agrada muito o sabor da beterraba, acreditem que o mesmo não se sente, pois o chocolate e a amêndoa camuflam a mesma...

Benefícios e propriedades da beterraba:

De baixo valor calórico é um alimento antioxidante e rico em vitaminas e minerais , tais como;  Ferro, sódio, potássio, magnézio.  É um alimento com um vasto leque de benefícios para o nosso organismo.   A sua cor deve-se á presença de betaína, um aminoácido com grande importância no funcionamento cardiovascular. Reduz a anemia, é indicada para os diabéticos, uma vez que  ajudam a controlar o nível de açúcar no sangue , beneficia a perda de memória e demência pois possui nitratos que são convertidos em nitritos e os mesmos ajudam na dilatação dos vasos sanguinhos aumentando o fluxo de sangue cerebral , nomeadamente nos lobos frontais ajudando na perda de memória. melhora o funcionamento do fígado, previne o cancro  e auxilia na perda de peso.




Sem comentários:

Enviar um comentário