Espetadas de Vegetais e Soja

 Quem pensar que os vegetarianos estão impossibilitados de degustar um churrasco está equivocado.  Hoje o meu almoço foram umas espetadas, deliciosamente grelhadas. Aqui vos deixo a sugestão.

Ingredientes : Beringela, courgete, cenoura, cubos de soja, azeite, vinagre balsâmico, mangericão e sal q.b. e pimenta.

Preparação : Descascar e lavar a cenoura,  corta-la em rodelas grossas, levar ao lume em água fervente temperada com uma pitada de sal e deixar "branquear" ou seja cozer al dente. escorrer e reservar.

 Lavar a soja, escorrer e juntar-lhe água fervente para hidratar, assim que "inchar" escorrer bem e reservar.

Preparar o molho: Juntar uma colher ( sopa ) de azeite com duas de um bom vinagre balsâmico, (se for muito ácido reduza a quantidade ), acrescentar um molho de folhas de manjericão ( bem lavadas ) e a pimenta. triturar tudo no liquidificador ou com varinha mágica.

Cortar em pedaços a courgete e a beringela e  adicionar ao molho assim como a soja e a cenoura. Deixar marinar durante toda a noite até à hora de grelhar. pode ficar até ao jantar quanto mais marinar mais sabor terá.

Com palitos de espeto ir preparando a gosto as espetadas ( quem não apreciar a soja poderá fazer esta receita igualmente, acrescentando outros vegetais a gosto, como cebola, pimento,  cogumelos etc... )
Como ainda não adicionámos nenhum sal, temperamos agora com umas pedrinhas  e é só levar ao lume  num grelhador anti-aderente.
Quem tiver churrasqueira melhor... eu tive de fazer assim .
Vá  pincelando as espetadas com o molho que sobrou e deixe grelhar bem de todos os lados.

Acompanhei com uma salada de  alface, couve roxa, pepino, maçã, nozes e sementes de girassol.
Estava uma delicia. :)




1 comentário: