” Nada beneficiará tanto a saúde humana e aumentará as chances de sobrevivência da vida na Terra quanto a evolução para uma dieta vegetariana. A ordem de vida vegetariana, por seus efeitos físicos, influenciará o temperamento dos homens de tal maneira que melhorará em muito o destino da humanidade.”
– Albert Einstein

Tofu com cebola caramelizada


Ingredientes:

300g de tofu
2 dentes de alho
1 raminho de rosmaninho
1 folha de louro
Sal, pimenta
1 limão
3 cebolas
1 colher de café de xarope de agave
Vinagre balsâmico 
Azeite

Preparação

Cortar o tofu em cubos.
Deixa-lo durante umas doze horas no mínimo, eu deixei 24h,   numa marinada com sumo do limão, rosmaninho, alho picado, louro, sal e pimenta.

 Levar duas cebolas cortadas em rodelas com cerca de 1/2 cm,  ao lume brando,  com um fio de azeite  e deixar caramelizar a cebola. Este processo é um pouco demorado, mas para mim que adoro cebola caramelizada não me custa nada... Quando a cebola estiver acastanhada e tenha reduzido para metade da porção inicial, juntar umas gotas de vinagre balsâmico.

Num tacho, levar a outra cebola picada, juntar um fio de azeite e  deixar alourar levemente. Juntar o tofu. mexer sempre,  juntar a marinada, deixar cozinhar mais um pouco, juntar  o agave, mexer cerca de um minuto e apagar. Juntar por fim a cebola caramelizada.

Eu servi com cuscus de milho e uma boa salada de alface, rúcula, rebentos germinados de ervilha, cenoura, pepino e couve roxa.






Sem comentários:

Enviar um comentário