” Nada beneficiará tanto a saúde humana e aumentará as chances de sobrevivência da vida na Terra quanto a evolução para uma dieta vegetariana. A ordem de vida vegetariana, por seus efeitos físicos, influenciará o temperamento dos homens de tal maneira que melhorará em muito o destino da humanidade.”
– Albert Einstein

Molho de Tofu

  



















Este molho é super versátil, saboroso nutritivo e simples de preparar. 

Ingredientes: 

1 Cebolas 
2 Dentes de alho
Um fio de azeite
Uma colher de café de  melaço
Um pedaço de tofu (usei 125 g rendeu uma grande porção)
3 tomates maduros
Uma colher (sopa) de polpa de tomate 
Um bom molho de mangericão
Sal e pimenta a gosto.

Preparação: 

Levar ao lume um fio de azeite e a cebola cortada em meias luas. Quando a cebola estiver murchado, sem alourar demais, juntar os alhos picados e deixar refogar mais um pouco.  Adicionar a polpa de tomate, o tomate descascado cortado em pedaços, juntar o melaço de cana para retirar a acidez do tomate, as folhas de mangericão e deixar apurar em lume brando até o molho ficar espesso. De seguida adicionar o tofu aos pedaços e deixar cozinhar por uns cinco minutos. Temperar com sal e pimenta a gosto, provar e se estiver bom levar ao liquidificador, ou com a varinha mágica, para triturar e ficar com este aspecto cremoso. 
Se necessário, caso esteja espesso demais, juntar um pouco de leite vegetal ou leite normal. 

Este molho é menos calórico pois o tofu substitui as natas do molho tradicional. Fica tipo molho  Strogonoff  e como já tem a proteína adicionada pelo tofu, pode servir para cobrir uma massa cozida, que também se pode escolher uma versão mais saudável, como a de quinoa, arroz ou massa integral,  noodles  ...  
Eu utilizei-o de duas formas hoje; Strogoneff de cogumelos e Cogumelo assado no forno.  As receitas encontram-se nas próximas publicações.

 Opinião de uma nutricionista sobre o tofu. 

http://falecomanutricionista.com.br/tofu-faz-bem-sim-senhor/



Sem comentários:

Enviar um comentário